domingo, 29 de setembro de 2013

Duas Poesias em homenagem aos Idosos!




“MINHA  CASA ESTÁ FICANDO VELHA”

1
Dizem todos que estou envelhecida;
E eu própria reconheço essa verdade.
A casa em que resido está ruída.
Também sei dessa triste realidade.

2
Tanto tempo vem sendo ela ocupada;
Tem resistido a tempestades tais.
Que o fato dela estar ora arruinada
“A ninguém” , dizem, “surpreende mais.”

3
Está mudando do telhado a cor.
As janelas estão embaciadas.
As paredes não têm mais esplendor.
Nem as galas de outrora decantadas.

4
Os alicerces não têm mais firmeza.
Minha casa de forte construção,
hoje estremece até à profundeza.
“Minha casa”, porém, não SOU EU, não!

5
Para o lado de fora, tão somente,
Estão todos os olhos convergindo.
Minha velhice é por demais presente,
“Minha casa” comigo confundindo.

6
Mas apenas percebem, sem demora,
Que estou ficando assaz envelhecida.
Não sabem que na “minha casa” mora,
Quem já vive na “TERRA PROMETIDA.”
                   
    Autora: Miss Leila Epps – Fundadora de “VOZ MISSIONÁRIA”
    Tradução de Aurora N. Wagner – Acad. Fem. Letras -  R.G. Sul

                         "VOZ MISSIONÁRIA”  - 3º Trim. 1980


“ENVELHECER”

Entra pela velhice com cuidado,
Pé em te pé, sem provocar rumores
Que despertem lembranças do passado,
Sonhos de glória, ilusões de amores.
Do que tiveres no pomar plantado,
Apanha os frutos e recolhe as flores,
Mas lavra ainda e planta o teu eirado,
Que outros virão colher quando te fores.
Não te seja a velhice enfermidade!
Alimenta no espírito a saúde!
Luta contra as tibiezas da vontade!
Que a neve caia! O teu ardor não mude!
Mantém-te jovem, pouco importa a idade!
Tem cada idade a sua juventude.
                 
   Autor:  Bastos Tigre  -  “SAF EM REVISTA”  - 1º Trim. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

window.setTimeout(function() { document.body.className = document.body.className.replace('loading', ''); }, 10);